STJ No Seu Dia fala da importância dos precedentes qualificados e do trabalho do Nugepnac

O podcast STJ No Seu Dia desta semana recebe o assessor-chefe do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do Superior Tribunal de Justiça, Marcelo Marchiori, para um bate-papo sobre os recursos repetitivos e a sua importância para uma prestação jurisdicional mais rápida e eficaz.

Na conversa com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, o assessor-chefe conta que o STJ implantou uma estrutura voltada especificamente para a gestão dos precedentes, os quais, segundo ele, são fundamentais para que o tribunal desempenhe a missão de uniformizar a interpretação da legislação federal infraconstitucional.

“A ideia é julgar processos que vão dar o efeito que nós trazemos para o precedente qualificado. Com a formação desse julgamento pelo STJ, os processos devem ser resolvidos naquele mesmo sentido, e não há mais motivo para que cheguem ao STJ. A ideia dos precedentes é que o STJ passe a julgar menos processos, mas que seu efeito seja em outros milhares, até mesmo milhões”, ressalta.

Marcelo Marchiori destaca a importância da parceria entre o STJ e as demais cortes com vistas à seleção de processos cujo julgamento formará precedentes qualificados. “A Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas do STJ (Cogepac) já visitou praticamente todos os tribunais brasileiros, e há, junto com as comissões gestoras de precedentes de todos os tribunais, um trabalho colaborativo para que o STJ não precise atuar individualmente nesses casos. Há reuniões para alinhamento constante”, relata.

O titular do Nugepnac também fala sobre como a PEC da Relevância deve impactar o trabalho do tribunal. “Ela é um anseio muito grande do STJ. O impacto será o aumento da formação de precedentes”, avalia, ao prever uma queda no volume de processos em tramitação na corte. “O STJ reduzirá o recebimento dos recursos porque formará mais precedentes, reduzirá a distribuição de recursos aos ministros e reduzirá o estoque de processos. A relevância da questão federal, então, focará mais a formação de precedentes e menos o julgamento individualizado de casos”, conclui.

STJ No Seu Dia 

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). O podcast também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp