Arte no Tribunal traz obra de Mário Tagnini

O Espaço Cultural STJ disponibilizou a 19ª edição do periódico virtual Arte no Tribunal. Administrado pela Coordenadoria de Memória e Cultura da Secretaria de Documentação, o periódico tem por finalidade divulgar obras e artistas que compõem o acervo artístico do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A edição de fevereiro traz a obra número cinco da série Recortes Urbanos, de Mário Tagnini.

Produzida com técnica mista, a obra, de 60×60 cm, compôs a exposição individual do artista realizada no Espaço Cultural STJ de junho a julho de 2017. Os quadros trazidos para a mostra combinaram técnicas de pintura, gravura e colagem, utilizando principalmente o vermelho, o amarelo e o preto para criar espaços tridimensionais. O trabalho de Tagnini tem várias vertentes, inclusive telas figurativas e abstratas, que representam flashes ou aspectos do cotidiano das grandes cidades.

Sobre o artista

Natural de São Paulo, Mário Tagnini é bacharel em arquitetura pela FAU/USP, com cursos adicionais de modelo vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo e de escultura em bronze no Liceu de Artes e Ofícios. O artista explica que gosta muito de fazer composições que usem cores básicas e que lembrem a arquitetura em espaços urbanos. “Na verdade, eu nunca separei muito as duas atividades e acho que minha formação como arquiteto foi decisiva para minha carreira como artista”, declarou.

Depois de 20 anos como arquiteto e tendo a arte como uma segunda vocação, Tagnini resolveu se dedicar exclusivamente às suas composições. Seu currículo registra muitas exposições individuais ou coletivas realizadas no Brasil e em outros países, como Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp