Terceira Seção dá boas-vindas a Messod Azulay Neto e se despede de Jorge Mussi

“Hoje é um dia de chegadas e partidas”, anunciou o presidente da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Reynaldo Soares da Fonseca, antes de iniciar os julgamentos previstos para a manhã desta quarta-feira (14). A sessão marcou a primeira participação do ministro Messod Azulay Neto no colegiado e a despedida do ministro Jorge Mussi, que, na véspera, anunciou sua aposentadoria em sessão da Quinta Turma, após 15 anos atuando no Tribunal da Cidadania.

No discurso em homenagem a Mussi, o presidente do órgão julgador o descreveu como um magistrado “solucionador e pacificador”, elogiando seu bom senso, sua inteligência e sua capacidade de gestão.

Em resposta, Jorge Mussi fez uma referência ao escritor francês Victor Hugo: “Alguns pensamentos são como orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma agradecida está de joelhos, e é assim como se encontra a minha”.

Ministros elogiam formação de Messod Azulay Neto

Oriundo do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), onde era o presidente, MessodrnAzulay Neto tomou posse como ministro do STJ no último dia 6. Ao recebê-lo na Terceira Seção, Reynaldo Soares da Fonseca destacou as virtudes pessoais e a vasta experiência do novo colega na área do direito penal.

“Sua formação humanística nos dá uma satisfação enorme, pois a humanidade está desafiada por um tempo de pequenas manhãs e noite longas”, comentou.

Leia também:

Os novos ministros do STJ: conheça a trajetória de Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues

Novos ministros Messod Azulay Neto e Paulo Sérgio Domingues são designados para colegiados

A ministra Laurita Vaz afirmou que a experiência do novo ministro será fundamental para aprimorar os serviços prestados pela corte: “Nós o recebemos de braços abertos, com a certeza de que podemos contar com sua enorme bagagem jurídica e humanística, adquirida em sua exitosa carreira no tribunal de origem”.

A subprocuradora-geral da República Ela Wiecko saudou o novo ministro em nome do Ministério Público Federal.

Messod Azulay Neto, em resposta, fez uma reflexão sobre a sua trajetória profissional. “É na magistratura que eu já sorri, me exaltei, discuti, dei a mão à palmatória, venci e fui vencido na defesa do que considero ser de interesse de nossa sociedade. A promoção da justiça não nos deixa envelhecer, impondo sempre a construção de uma sociedade nova”, afirmou.

Reynaldo Soares da Fonseca também elogiou o trabalho do desembargador convocado Jesuíno Rissato, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que segue na Terceira Seção e passará a compor a Sexta Turma após a saída do também desembargador convocado Olindo Menezes.

Homenagem ao ministro Gilson Dipp

Na mesma sessão, Laurita Vaz relembrou momentosrnde convivência com o ministrornaposentado Gilson Dipp, falecido no dia 28 de novembro: “Sourntestemunha da retidão e da dedicação do trabalho por ele desenvolvido no STJ.rnAcompanhei sua luta contra a doença desde o início. Sempre se manteve firme ernlúcido. Combateu o bom combate e repousa na glória de Deus”, registrou arnministra.

Ela também prestou condolências à família do ministro aposentado Washington Bolívar de Brito pelo falecimento de sua esposa, Marinita Lins de Almeida Brito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp