Ministro Benedito Gonçalves toma posse como corregedor-geral da Justiça Eleitoral na quinta-feira (8)

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves será o novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral. A solenidade de posse, de forma híbrida (presencial e por videoconferência), está marcada para a próxima quinta-feira (8), às 9h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com transmissão ao vivo pelo canal da corte no Youtube.

Ele assumirá a vaga do ministro Mauro Campbell Marques (cujo biênio no TSE terminou em 1º de setembro), empossado como diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral é a unidade do TSE responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país e pela orientação de procedimentos e rotinas a serem observados pelas corregedorias eleitorais em cada unidade da Federação e pelos cartórios eleitorais. Ela ainda gere o cadastro nacional de eleitores.

Sobre o novo corregedor-geral eleitoral

O ministro Benedito Gonçalves foi membro substituto do TSE a partir de novembro de 2019 e passou a efetivo em novembro de 2021. Ministro do STJ desde setembro de 2008, atualmente compõe a Corte Especial, a Primeira Seção e a Primeira Turma, a qual preside.

Antes de ser nomeado para o STJ, foi juiz federal e desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). Nascido no Rio de Janeiro, Benedito Gonçalves é graduado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo especialista em direito processual civil pela Universidade de Brasília (UnB-CJF) e mestre em direito pela Universidade Estácio de Sá.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp